Saber como escolher uma impressora para a empresa pode parecer uma tarefa fácil, porém, com a variedade de equipamentos disponíveis no mercado e com uma infinidade de funcionalidades que existem hoje, acertar na escolha pode ser um fator estratégico para o negócio.
Toda impressora serve para a sua empresa?
Claro que muitos modelos servirão e outros podem atender às demandas necessárias para seus setores. Mas será que esses equipamentos são, de fato, os mais eficientes para essas funções?
Ou seja, a primeira avaliação que precisa ser feita é a necessidade e os tipos de impressões mais utilizadas. Por exemplo, uma impressora simples jato de tinta até pode atender bem a um setor menor da empresa, mas se por acaso essa demanda tende a aumentar um dia, será que não seria melhor já investir em uma multifuncional de maior capacidade e velocidade?
O mesmo vale para o tipo de material a ser impresso! Se o setor precisa, por exemplo, realizar impressões em padrão A3, papel fotográfico ou, até mesmo, projetos e plantas arquitetônicas, vai precisar investir em equipamentos mais específicos ou em uma plotter.
O que levar em consideração na hora de escolher a impressora ideal?
Conhecendo bem as necessidades do setor, é hora de saber como escolher uma impressora boa e adequada para a função.
Conheça os diferentes tipos de impressoras
Não ache que qualquer impressora serve para a sua atividade. Cada equipamento é desenvolvido para atender capacidades específicas e modelos diferentes de trabalho.
Impressoras jato de tinta
Dentre os modelos mais comuns, as impressoras jato de tinta utilizam cartuchos de tinta e costumam atender a demandas menores, mas com total qualidade, como escritórios pequenos, setores com equipes menores, recepções e para uso doméstico.
Impressoras laser
As impressoras laser se popularizaram e, hoje, não é difícil encontrar empresas e setores trabalhando a todo vapor com esse tipo de equipamento. Afinal, elas têm uma capacidade maior para atender impressões de maior volume e qualidade.
Impressoras multifuncionais
As impressoras multifuncionais consistem em modelos mais robustos e completos, com funcionalidades que vão muito além das impressões, como digitalização e cópia. Podem ser tanto jato de tinta como laser, no qual ambas podem atender perfeitamente a diferentes tipos de demandas.
Impressoras matriciais
Impressoras matriciais realizam impressões por meio de agulhas de impacto e são mais indicadas para impressões simples e com volumes altos, como notas fiscais e documentos específicos.
Plotter
A plotter é um equipamento para impressões de grandes dimensões com altíssima qualidade, como fotografias, projetos e plantas arquitetônicas.
Identifique todas as funcionalidades oferecidas
É possível encontrar aparelhos com uma variedade enorme de funcionalidades, o que facilita a operação, ajuda a reduzir custos e garante o melhor desempenho das impressões. É muito importante colocar esses detalhes em questão antes de comprar uma impressora, já que essas funções podem otimizar o trabalho dos setores da empresa.
Para se ter uma ideia do que alguns desses aparelhos são capazes, podemos citar, por exemplo, a função de Wi-Fi que permite conectar a impressora em qualquer lugar que tenha acesso à internet e, dessa forma, possibilitar as impressões diretamente do smartphone, tablet ou notebook.
Além disso, há funcionalidades como digitalização de documentos, entrada para cartão de memória, opção de impressão frente e verso, dentre outras.
Avalie a capacidade de impressão
Esse fator é muito importante ao entender como escolher uma impressora adequada para a sua empresa. Afinal, cada equipamento tem suas especificidades e isso deve ser levado em consideração de acordo com a demanda do setor.
Por exemplo, uma impressora multifuncional, em média, trabalha com uma velocidade de impressão de 33 cpm e com alimentadores de 35 páginas, enquanto uma impressora mais compacta e mais simples opera, também em média, com uma velocidade de 22 cpm.
Vale reforçar que a impressora ideal será aquela que atenderá às necessidades da empresa sem precisar forçar a capacidade do aparelho ou investir em um equipamento mais caro, no qual nem todas as funcionalidades serão utilizadas.
Compare os preços
Avaliar a precificação de impressoras, na verdade, é levar em conta o custo-benefício. Afinal, nem sempre vale optar pelo valor mais baixo se, por exemplo, o equipamento gastar mais na reposição de cartuchos e toners.
Além disso, é fundamental dar preferência às marcas renomadas e conhecidas no mercado, pois em casos de avarias ou defeitos, é mais fácil encontrar peças, partes e assistência técnica, sem contar também na garantia oferecida por esses fabricantes, como a HP, Epson, Brother, Lexmark e Samsung.
Onde e como comprar impressoras de qualidade?
Se quer saber como escolher uma impressora e acertar na decisão, o primeiro passo é buscar por fornecedores que agregam a venda da impressora, peças de reposição, incluindo os próprios cartuchos e toners de tinta.
Aqui na Romapel temos vários modelos de impressoras:
- Novas
- Usadas
- Aluguel de Equipamentos
Contamos também com pessoal técnico especializado para manutenção de sua impressora e toda linha de suprimentos.
Ligue ou venha-nos visitar!